Arquivo Q.I.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Tudo começou quando algumas pessoas do curso de artes plásticas da UFJF decidiram se juntar para fazer um grupo de estudos sobre quadrinhos em geral. Desde então, foi-se juntando mais e mais pessoas, algumas ficaram de vez, outras não duraram muito tempo. Com a conversa e com a empolgação dos integrantes desse grupo de estudos que nasceu a idéia de publicar um fanzine com histórias independentes, que são produto dos estudos teóricos e práticos dos integrantes dentro e fora do grupo. O nome Q.I. quer dizer quadrinhos independentes, nome bastante propício para esse grupo.

O Fanzine Q.I. têm três histórias de vinte páginas por edição e tem o revezamento de duas histórias, a cada edição nova há um capítulo novo de três das quatro histórias produzidas pelo grupo, editorial e tirinhas e charges feitas para descontrair os leitores. As histórias do fanzine são feitas por grupos seccionados do grupo real de estudos. As histórias são as seguintes: Esquizofrenia da Justiça, Driver’s Edge, Sorinto e Divinópolis, sendo que Divinópolis e Sorinto revezam sua presença nas edições.

O grupo de estudos Q.I constituí-se, no momento, nas seguintes pessoas: Christiano, Erica (responsáveis por Esquizofrenia da justiça), João, Sara, Eveline (Driver's Edge), Bruno, Joviana, Adelyne, Felipe e Gabriel ( Sorinto/Divinópolis). Em relação as tiras e charges, não há separações definitivas, apenas pessoas dispostas a fazê-las para levar mais informações aos leitores, além das histórias sérias e os personagens densos, colocando o lado irônico e divertido do grupo.

Os interesses mais importantes do Q.I. são o conhecimento técnico através de estudos de anatomia e desenhos artístico e digital, conhecimento teórico através dos estudos de criação de personagens, leituras de livros específicos e sobre assuntos necessários para desenvolver as histórias, conhecimento de história do quadrinho e conhecimento do público alvo, aprendendo a alcançá-los no quesito gosto. Esses interesses são a grande motivação do grupo de estudos, é o que impulsiona suas idéias e histórias. Há planos de teses e artigos relacionados ao Q.I. não apenas na forma de estudo externo, mas também estudo interno, explicando a confecção de quadrinhos.

O Q.I. é uma empreitada ambiciosa em direção ao sucesso na área de quadrinhos, feito de forma inteligente. Bem-vindos ao mundo dos Quadrinhos Independentes!

Um comentário: